Na aula de hoje(15/09), disciplina Fundamentos da Alfabetização, com a professora Ivani, foi maravilhosa.Primeiramente, tive a impressão que seria "chata", entediada, mas me surpreendi com a aula produtiva e aprazível que tivemos.
Primeiramente, a professora nos entregou um texto, em árabe, onde ao receber ficamos surpresas, pois, não sabíamos ler(decifrar) o texto, fizemos então, uma leitura visual, dado que, o texto possuía uma gravura, aí a professora foi nos fazendo algumas perguntas e nós "deduzia-mos" o que poderia estar escrito na reportagem, e fomos discutindo e descobrindo. Muito divertido!!!
Já na segunda tarefa, foi nos dado uma folha de exercícios também em árabe, onde deveríamos copiar e completar as linhas com as palavras que ali estavam(em árabe), e foi desastroso, pois, não sabíamos fazer/desenhar as letras em árabe, e logo após fizemos mais dois exercícios de decifrar e descobrir.Concluída as atividades, passamos a discutir o que sentimos ao desenvolvê-las. E fizemos alguns apontamentos das tarefas desenvolvidas:
* cansativa e sem graça;
* quando a gente não entende o exercício, não temos vontade de fazer;
* se a tarefa não "chama a atenção", não "desperta interesse", o aluno começa a conversar(o que aconteceu conosco em sala de aula).
Portanto, pudemos sentir na "pele", o que os alunos sentem quando recebem uma atividade, que para nós, parece fácil e prazerosa e para eles não é nada fácil, muito menos prazerosa.
E a partir daí discutimos, vivenciamos experiências, trocamos ideias, de como muitas vezes fazemos algo pensando em ser o melhor para o aluno, e nos frustramos ao ver os resultados, pois não era exatamente "aquilo" que o aluno enxergou,decifrou, entendeu, e até mesmo gostou e queria fazer. Colegas relataram experiências de tarefas já realizadas de forma que prenda a atenção e interesse dos alunos, e a mesma tarefa aplicada em que o aluno não despertou nenhum interesse, chegando assim , a conclusão que temos que ser flexíveis ao preparar uma tarefa e fazer dela a mais prazerosa possível para o aluno se interesse.
Ficando no ar a pergunta:" O que é importante na vida de uma criança pequena?"
Ultimamente está em volta do ALFABETO-LETRAMENTO(alfabetização), mas é necessário humanização. Pode haver um equilíbrio entre LETRAMENTO e LÚDICO. Uma criança aprende muito mais com experiências do mundo (TEATRO, LEITURA DE HISTÓRIAS, BRINCADEIRAS,CANTOS...), isso também é um PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, a criança está aprendendo, não precisa a criança ficar em uma sala de aula, sentados, com livros e cadernos, como muitos de nós queremos na maioria das vezes quer, para a criança estar aprendendo.