quarta-feira, 17 de maio de 2017

DIFERENÇAS ENTRE PROJETO DE APRENDIZAGEM, DE ENSINO E DE AÇÃO


Na disciplina de Seminário Integrador estudada no semestre anterior aprendemos a elaborar um Projeto de Aprendizagem, onde conhecemos as etapas que devemos desenvolver para a elaboração do PA. Agora a proposta é de desenvolvermos o que apendemos semestre passado com nossos alunos neste semestre na disciplina de Projeto Pedagógico em Ação.
A primeira etapa é a de identificação da questão de investigação, onde devemos fazer um levantamento com nossos alunos de um assunto que teriam interesse de estudar/pesquisar. Em seguida , vem a preparação e o planejamento, nesta segunda etapa, planeja-se o o desenvolvimento com as atividades principais, as estratégias, a coleta de material de pesquisa, a definição do tempo de duração do projeto e o fechamento. É aqui nesta fase que elaboramos os conhecimentos prévios sobre o tema(o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema(o que queremos saber). Por fim a execução ou desenvolvimento, onde ocorre a realização das atividades planejadas. A cada etapa obtemos informações para a construção do mapa conceitual e dos relatórios, onde chegaremos as nossas conclusões.
Quando se fala de projetos, supõe-se que eles podem ser um meio que nos ajude a repensar e a recriar a Escola. Entre outros motivos, pois, através deles tenta-se organizar a gestão do espaço, o tempo, a relação entre os docentes e os alunos e, principalmente porque permite redefinir o discurso sobre o conhecimento escolar. Hernandéz (2000) aponta que os projetos de trabalho supõem, nos debates e experiências, uma abordagem do ensino que procura redefinir a concepção e as práticas educativas e dar respostas às mudanças sociais, às mudanças experimentadas e não simplesmente readaptar uma proposta do passado e atualizá-la. 
PROJETO APRENDIZAGEM: O projeto aprendizagem é a re-significação do espaço escolar, tornando a sala de aula um ambiente dinâmico de interação, de  relações pedagógicas e de construção do conhecimento. É mais do que uma forma de organizar o conhecimento escolar, pois implica numa mudança da própria escola; implica, no desenvolvimento de um trabalho pedagógico cooperativo, compartilhado e de estudo de conteúdos para além do escolar, ou, seja, numa visão de globalização relacional, segundo Hernadez.
PROJETO DE AÇÃO: são as ações a serem tomadas após a coleta e análise de dados.
PROJETO DE ENSINO: o professor é o elemento principal do processo ensino aprendizagem. Nele o professor determina o que pode ser ensinado e pesquisado, com a intenção e função da promoção da aprendizagem, isto é, o cronograma pré determinado da escola.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança na educação e projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000. 

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