sábado, 15 de abril de 2017

SALA DE AULA INVERTIDA


Ao invés do método tradicional de ensino onde o professor expõe os conteúdos e os alunos ouvem e anotam explicações, para em seguida estudar e fazer exercícios.
Surge como alternativa, uma "nova" didática que vem sendo adotada de forma crescente em vários países, como uma das tendências da educação: a sala de aula invertida (FLIPPED CLASSROOM), onde o conteúdo e as instruções são estudadas online, através de materiais digitais, antes do aluno frequentar a sala de aula.
Após o estudo individual, os alunos vão para a escola, onde tiram suas dúvidas, debatem, trazem assuntos complementares e desenvolvem projetos e atividades em grupo. Na sala de aula invertida o foco é o estudante, não o professor.
E até que ponto a sala de aula invertida é mesmo inovação?Vygotsky (1896-1934), por exemplo, já destacava a importância do processo de interação social para o desenvolvimento da mente. E, sem ir tão longe, o próprio Paulo Freire era adepto de que o professor transformasse a classe num ambiente interativo, usando recursos com vídeos e televisão.

3 comentários:

  1. Olá, Kelen. A Pedagogia está sempre em evolução, está sempre buscando novos caminhos. Tanto a forma tradicional de ensinar como as mais contemporâneas, cada uma com suas conquistas e atropelos, estão investidas de boas intenções. Em relação a essa proposta de trabalho, sala de aula invertida, considerando o cenário escolar atual das crianças e adolescentes, que fatores poderiam interferir negativamente na sua aplicabilidade?

    ResponderExcluir
  2. Acho que muitos fatores podem contribuir negativamente a sua aplicabilidade, mas acredito que o "acômodo do professor" pode ser o pior deles, pois muitas pessoas pensam que adotar o método de sala de aula invertida significa menos trabalho para o professor; mas muito pelo contrário, produzir o conteúdo para os alunos estudarem sozinhos em casa exige muito mais empenho do educador. Os materiais precisam ser muito claros, pois os estudantes não terão a quem recorrer imediatamente para tirar dúvidas.Mais uma vez comprovamos que professor acomodado não pode e nem deve estar em sala de aula, não interessa se no método tradicional ou no método de sala de aula invertida.

    ResponderExcluir
  3. Penso também que outro fator a interferir negativamente é a falta de acesso às tecnologias, vejam bem, eu sei que quase todos os alunos tem acesso a celulares, porém, o domínio deles se restringe às redes sociais. Trabalho com Informática na escola e vivencio isso diariamente. Acredito que para o funcionamento da sala de aula invertida é necessário o preparo do docente e do discente para o processo.

    ResponderExcluir