sábado, 15 de abril de 2017

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Não há uma data exata que a metodologia tenha começado a ser usada, diz Jennifer Klein, consultora em educação global que capacita professores a usarem a aprendizagem baseada em projetos. Mas segundo a especialista, na década de 70 ou 80, mesmo sem ter sido batizada , muitas escolas já se utilizavam da lógica para educar as crianças e jovens. 
Muito do que se faz, inclusive, se apoia no pensamento de Paulo Freire, ferrenho defensor de que os alunos deveriam construir seu próprio conhecimento.
Quando falamos em "aprendizagem por projetos" estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. 
Neste método em vez de serem estimulados por aulas tradicionais, os estudantes devem buscar respostas a questões complexas, muitas vezes multidisciplinares, e devem apresentar um produto final como resultado de suas pesquisas. Nesse meio tempo enquanto planejam, organizam e executam o projeto, eles se deparam na prática, com situações em que precisam trabalhar harmonicamente em grupo, lidar com opiniões, defender e criticar pontos de vista, assim como na vida.

2 comentários:

  1. Olá, Kelen. Semestre passado você iniciou o trabalho de PAs como aluna, como autora. Gostaria de saber se todas esses aspectos citados acima você identificou, vivenciou com mais ou menos intensidade na tua prática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente posso te afirmar que mudei muito minha didática e prática pedagógica, principalmente, por causa dos novos conhecimentos e práticas que vivenciamos a cada semestre, então acredito que a minha prática esta cada vez mais intensa em relação as novas aprendizagens.

      Excluir