domingo, 2 de julho de 2017

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

"A educação é um “processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.” (MATURANA, 2001, p. 29)."

Acredito que durante nossa vida estamos num processo de constantes aprendizagens.O adulto, assim como a criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas, ele inicia sua aprendizagem resolvendo problemas/conflitos, relativos ao mundo físico ou social em que vive, e levantando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas. No processo educacional, sala de aula, precisamos estar sempre atentos para que possamos sempre oferecer aos nossos alunos experiências variadas. Situações que possibilitem trocas interpessoais, pois assim estaremos favorecendo novas aprendizagens. Eu, aluna do PEAD, sinto e sou um exemplo de que isto não é tarefa fácil, nem para o professor, nem para os alunos, pois construo minhas aprendizagens baseada em conceitos já existentes, de etapas vivenciadas por mim, anteriormente, e que neste momento, através de leituras, discussões em fóruns e a realização de atividades me fazem refletir e analisar sobre  tais conceitos estruturados.
Estas trocas de idéias, vivências e experiências com os colegas, sobre os assuntos apresentados, é um processo que se dá, no mundo de convivência e ao mesmo tempo em no interior de cada um de nós, alunas do PEAD.
Somos o resultado das nossas permanentes transformações, nas trocas com o meio em que convivemos, e isto é construído ao longo dos anos, tendo cada sujeito o seu contexto e a sua história de educação.

"A aprendizagem contribui para o desenvolvimento do ser humano na medida em que conduz à elaboração de novas estruturas de pensamentos melhor adaptadas. É no esforço para adaptar-se que o pensamento desenvolve-se. Segundo Piaget (1977, p. 24),"

Ao refletir minha história acadêmica, vejo o quanto estou crescendo e aprendendo com o curso. Tanto nos experimentos em sala de aula, em que aplico com os meus alunos, as técnicas aprendidas, como a cada tarefa que nos é apresentada, onde é exigido à análise e o nosso posicionamento perante determinado assunto, isto me faz crescer como aluna, pois estou construindo meu conhecimento através de minhas vivências e experiências,  onde acredito estar aprendendo muito mais do que se estivesse no repasse de conteúdos prontos, como já vivenciei em outra universidade.


MATURANA, Humberto.Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte:Editora UFMG,2001.

PIAGET, J. Equilibração das Estruturas Cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977. 

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