sábado, 8 de julho de 2017

PROJETO DE APRENDIZAGEM


Resultado de imagem para imagem projeto aprendizagem e de ensino

 Após as leituras proporcionadas na interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, tenho claro a diferença entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem. No qual o segundo demonstra a troca de conhecimentos, a interação existente entre os indivíduos dentro da Educação. O Projeto de Aprendizagem proporciona ao educando a possibilidade de construir seu saber através das suas próprias curiosidades e interesses, interagindo com perguntas e respostas. Baseia-se no conjunto de ideias, questionamentos, e avaliação dos questionamentos, bem como de suas respostas. O aluno torna-se mais autônomo ao poder construir seus próprios questionamentos, pois ele aprende aquilo que for de seu interesse. E eu tive essa evidência dentro da minha sala de aula. Os alunos só aprendem o que desejam aprender. E foi interessante, pois proporcionei um momento para que eles perguntassem o que desejassem. E saem perguntas incríveis e que podemos ir para o caminho do conteúdo desejado sem que eles percebam. E ao trabalhar um determinado conteúdo de Língua Portuguesa através de uma roda de conversa, onde puderam conversar, trocar experiências e participar da construção do conhecimento através de seus relatos. Perguntei nesses dias por que nunca mais se esqueceram daquela aula? E a resposta foi exatamente essa: “porque é mais interessante...divertida...descontraída”. Essa resposta confirma que hoje temos uma escola que já não atende mais ao tipo de clientela que temos. E que está na hora de revermos nossos métodos de aprendizagem, e não nos determos apenas aos Projetos de Ensino, no qual apenas o professor é o detentor do saber, pois no Projeto de Aprendizagem podemos descobrir que nosso aluno sabe tanto quanto, porém em áreas diferentes, de acordo com seus interesses e curiosidades. Dessa forma a auto avaliação deverá ser permanente. Porém, o Projeto de Aprendizagem demonstra ser mais trabalhoso para o educador que deverá ter suas certezas, e um fio condutor daquilo que deseja de seu aluno. E os que desejam permanecer no comodismo continuarão com o Projeto de Ensino Aprendizagem. Mas como educadora, acredito que deveríamos nos dedicar a essa nova metodologia de ensinarmos e aprendermos como nossos alunos, para sairmos da área de conforto e não ficarmos presos ao conveniente, que é muito mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário