Após as leituras proporcionadas na interdisciplina
de Projeto Pedagógico em Ação, tenho claro a diferença entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem. No qual o segundo demonstra a troca de conhecimentos, a interação
existente entre os indivíduos dentro da Educação. O Projeto de Aprendizagem
proporciona ao educando a possibilidade de construir seu saber através das suas
próprias curiosidades e interesses, interagindo com perguntas e respostas. Baseia-se
no conjunto de ideias, questionamentos, e avaliação dos questionamentos, bem
como de suas respostas. O aluno torna-se mais autônomo ao poder construir seus
próprios questionamentos, pois ele aprende aquilo que for de seu interesse. E
eu tive essa evidência dentro da minha sala de aula. Os alunos só aprendem o
que desejam aprender. E foi interessante, pois proporcionei um momento para que
eles perguntassem o que desejassem. E saem perguntas incríveis e que podemos ir
para o caminho do conteúdo desejado sem que eles percebam. E ao trabalhar um
determinado conteúdo de Língua Portuguesa através de uma roda de conversa, onde
puderam conversar, trocar experiências e participar da construção do
conhecimento através de seus relatos. Perguntei nesses dias por que nunca mais
se esqueceram daquela aula? E a resposta foi exatamente essa: “porque é mais
interessante...divertida...descontraída”. Essa resposta confirma que hoje temos
uma escola que já não atende mais ao tipo de clientela que temos. E que está na
hora de revermos nossos métodos de aprendizagem, e não nos determos apenas aos
Projetos de Ensino, no qual apenas o professor é o detentor do saber, pois no
Projeto de Aprendizagem podemos descobrir que nosso aluno sabe tanto quanto,
porém em áreas diferentes, de acordo com seus interesses e curiosidades. Dessa
forma a auto avaliação deverá ser permanente. Porém, o Projeto de Aprendizagem
demonstra ser mais trabalhoso para o educador que deverá ter suas certezas, e
um fio condutor daquilo que deseja de seu aluno. E os que desejam permanecer no
comodismo continuarão com o Projeto de Ensino Aprendizagem. Mas como educadora,
acredito que deveríamos nos dedicar a essa nova metodologia de ensinarmos e
aprendermos como nossos alunos, para sairmos da área de conforto e não ficarmos
presos ao conveniente, que é muito mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário