O filme "Macunaíma" tem como objetivo provocar uma reflexão a respeito dos elementos formadores da cultura brasileira da época, tais como: a negação da identidade, a miscigenação, racismo, conflito de culturas....
Macunaíma nada mais é que um retrato do "povo brasileiro", sem caráter definido, que gosta do jeito mais fácil de resolver as coisas e com tudo do seu jeito, mesmo que para isso custe a felicidade alheia.
E ao mesmo tempo resgata a garra, o prazer pela natureza, a vivacidade e alegria que possui o povo brasileiro.
Tanto o filme como os textos propostos: "SOCIEDADE,COTIDIANO ESCOLAR E CULTURA(S):UMA APROXIMAÇÃO" e "A RELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE", remetem-se a "Intertextualidade das Diferenças", ou seja, atualmente as sociedade vivem momentos de profundas transformações, onde podemos observar essas diversas modificações nas questões que envolvem como lidar com as diferenças dos sujeitos, isto é: questões de classe social, raça, gênero, sexualidade. etc. Tais questões não passam desapercebidas do nosso contexto escolar, e é aí que nós educadores precisamos saber lidar com estas diferentes culturas que se apresentam todos os dias em nossas escolas.E permitir que "Macunaíma" saia da mata e ande livremente "conosco", é buscar uma escola que não apenas (re)produza as diferenças culturais, mas que com elas trabalhe numa constante busca por uma perspectiva intercultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário