Será que você já parou para pensar como as escolas decidem o que será aprendido por seus alunos em cada etapa de sua formação?
Pois o currículo escolar é, em linhas gerais, justamente isso. Ou seja, a distribuição dos conteúdos a serem estudados e das atividades a serem executadas pelos estudantes em todo o percurso pelo ensino básico.
Já currículo integrado, pode-se então denominar o ensino integrado as alternativas de ações pedagógicas que buscam criar condições e ambientes nos quais os alunos e alunas se vejam motivadas para investigar, indagar e aprender.
Um currículo integrado, nas palavras de Santomé (1998,p.27):
“O currículo integrado converte-se assim em uma categoria
“guardachuva” capaz de agrupar uma ampla variedade de práticas educacionais
desenvolvidas nas salas de aula, e é um exemplo significativo do interesse em
analisar a forma mais apropriada de contribuir para melhorar os processos de
ensino e aprendizagem”.
Referências:
http://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-de-um-curriculo-escolar-diferenciado-na-formacao-do-aluno/
SANTOMÉ, J. T. (1998). Globalização e Interdisciplinariedade – o Currículo
Integrado; trad. Cláudia Schilling - Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.
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