Com base nos textos propostos e vídeo,
pude constatar que sempre existiu uma preocupação muito grande com a educação,
em todos os modos e maneiras para se fazer com que a aprendizagem seja
construída. Ao ler os textos, observo a busca que instigava estes dois homens
por condições de qualidade para o ensino.
Tanto
Piaget como Vygotsky, apesar de não terem vivido em uma época onde a tecnologia
digital se faz necessária, tinha uma concepção de conhecimento avançado em
relação às teorias psicológicas.
Piaget,
criou a Epistemologia Genética, onde defende que o indivíduo passa por várias
etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida.
Já
Vygotsky, defende uma teoria subjetivamente e objetivamente fragmentada.
Construiu uma terceira via para a construção do conhecimento, uma proposta
psicológica inovadora, a perspectiva histórico-cultural, onde o conhecimento
não é adquirido, mas construído.Para Piaget, o processo de
aquisição de linguagem se inicia após certa etapa do desenvolvimento cognitivo.
Enquanto que para Vygotsky a linguagem e o pensamento se desenvolvem
independentemente. A criança nasce com estes “fenômenos” e passam a ter
relações de interdependência dando inicio a uma nova forma de comportamento da
criança em torno dos dois anos de idade.
Para Vygotsky a criança já
adquire a linguagem desde o seu nascimento e a expressa através do choro, do
balbucio até que começa a pronunciar as palavras. Enquanto que para Piaget a
criança adquire a linguagem após uma determinada idade.
São
duas fontes preciosíssimas para a formação de qualidade, esta qualidade deve
primar aos educadores, pois, referências em épocas distantes que nos fazem
buscar um equilíbrio saudável no ensino. Estudos que fazem parte da nossa vida
profissional, ensinamentos que nos fazem pensar o quanto temos que aprender, o
quanto somos importantes para à construção do conhecimento.
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