terça-feira, 12 de abril de 2016

AULA MAGNA - UTILIDADES DOS SABERES INÚTEIS

Ao assistir o vídeo proposto sobre a "Aula Magna- UTILIDADES DOS SABERES INÚTEIS", me identifiquei em dois momentos muito importantes e distintos de minha vida, um como estudante, a + ou - 25 anos atrás e outro como mãe de estudante, neste ano de 2016. Quando Nuccio fala que entramos na universidade ou escola para conquistar um diploma, e que na verdade não deveríamos pensar desse modo, e sim que a universidade ou escola é uma oportunidade que a sociedade nos oferece para que busquemos nos tornar melhores, pois quem se aperfeiçoar e estudar para conseguir um saber crítico, se tornará um homem ou uma mulher livre capaz de pensar de forma autônoma com condições de obter um título com louvor. Que os estudantes não são os únicos culpados  de ingressarem numa universidade com o único objetivo de conseguirem um título acadêmico, porque vivemos num contexto onde a escolha está ligada a um proveito pessoal, onde se põe o "bem material" em primeiro lugar, pois vivemos num contexto social, político e econômico cada vez mais ligado a ditadura da "maximização do lucro".O lucro tem que ser um "meio" e não um fim em si.Nem tudo pode ser transformado em lucro. 
Ao fazer menções a pensadores como Sócrates e Aristóteles, ele explica que não devemos preocuparmos somente "para que serve" algo mas sabermos que tudo é "servil" e que isso faz com que trilhemos o caminho da liberdade, assim como um homem livre vive por si e não por outro.
Quando ele exemplifica que no universo do utilitarismo, é mais fácil compreender a eficácia de um utensílio, mas é sempre mais difícil compreender para que serve a arte, literatura ou a música.E que a educação se transformou em um bem utilitário, onde prepara para o trabalho visando somente os lucros, pois o homem moderno não está preparado para os saberes inúteis.Parei e refleti que no início de minha vida acadêmica fiz escolhas onde visei somente os lucros, por imaturidade, para agradar meus pais e parentes, sei lá?!? E atualmente percebo através dos meus alunos que a história se repete, que os pais querem que os filhos se tornem aquilo que eles não puderam ser, talvez por falta de oportunidades, condições financeiras, por status, etc...
Este ano quando meu filho aos 17 anos passou no vestibular para Artes Visuais, mesmo sabendo do seu talento, fiquei numa "neura", mas para que serve essa faculdade, e será que é rentável, tem futuro, ele é tão inteligente poderia cursar um curso melhor?!?Mas aí parei e pensei, o que seria um curso melhor???Um curso que desse um ótimo retorno financeiro imediato, pois, médico, advogado, engenheiro..., o retorno seria mais rápido,mas talvez ele não fosse feliz, assim como fui no passado, ou um curso que ele se identifique e seja feliz e realizado na sua escolha.Como diz Nuccio Ordine: " é sempre mais difícil compreender para que serve a arte, a literatura ou a música", nesta frase percebi que fiz certo em deixar meu filho livre na sua escolha, e que a sua profissão pode ser tanto ou mais rentável  e importante como as outras.

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