segunda-feira, 25 de abril de 2016
RELAÇÃO ENTRE JOGO E DESENVOLVIMENTO
Após ler alguns textos propostos no acervo da disciplina de Ludicidade e Educação consegui refletir melhor sobre algumas propostas de trabalho que tenho praticado(realizado) em meu planejamento pedagógico, que até o momento das leituras relutava em achar que ainda podia estar fazendo correto,mas após as leituras convenci-me que devo e preciso melhorar esse aspecto do brincar e jogar com meus alunos em sala de aula, independente da idade ou série, pois trabalho a disciplina de Língua Portuguesa com os 6º e 7º anos, e por serem alunos maiores achamos que jogar/brincar é perda de tempo. Mas depois dos estudos, concluo que não, e por isso, estou buscando materiais para diversificar as aulas e adaptar jogos para eles, inserindo o conteúdo a ser estudado. Confesso que até as presentes leituras sempre dei prioridade para a transmissão dos conteúdos propostos e exigidos, em vez de ficar jogando, mas após as leituras pude observar que os jogos e brincadeiras não devem servir como simples entretenimento e sim como atividades que desenvolvam a aprendizagem.O objetivo principal é fazer com que os jogos e o brincar faça parte do dia a dia da criança, estes contribuam para o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Através do jogo, a criança pode brincar naturalmente, é um meio que possibilita às crianças a aprendizagens de várias habilidades, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa.O jogar é essencial para que ela manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. Apenas sendo criativa é que a criança descobre o seu próprio eu.
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