domingo, 15 de maio de 2016

TRABALHANDO AS DIFERENÇAS ÉTNICOS RACIAIS




A aula de Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem foi muito envolvente, cultural e instrutiva, pois além de aprendermos, revivemos através de vídeos e músicas, como, "Juca Pirama", "Construção" e "Navio Negreiro" alguns fatos da nossa História,que em seguida, pudemos fazer co-relação, com  o conteúdo que estávamos estudando,  as diferença étnicos raciais.
Pudemos observar, que nos 3 vídeos havia uma "opressão", "repressão" do personagem principal, que de uma forma ou outra ele era excluído pela sociedade por algum "motivo".
Uma aula onde observei que muitos emocionaram-se ao assistir os vídeos, porque realmente alguns impressionavam com as imagens "fortes" e "tocantes", em Navio Negreiro, por exemplo. 
Mas não podemos nos omitir, porque o que acontecia no vídeo antigamente continua acontecendo até os dias de hoje, só em proporções diferentes.Porque o negro continua excluído, oprimido, a merce das adversidades, das injustiças que o mundo dos "brancos" lhe apresenta.
Aí veio a pergunta:
- O que eu como educadora estou fazendo para mudar esse contexto no meu dia a dia?
E mais uma vez, vi que estou deixando a desejar, que não estou trabalhando a inclusão como deveria nas minhas atividades pedagógicas.Pude observar, minha omissão,  na primeira atividade realizada sobre a análise de um livro que a professora solicitou, onde eu deveria escolher um livro e escrever sobre o conteúdo do livro, as razões da escolha e os aspectos que se relacionam com a temática estudada durante a aula.
Meu relato foi sobre o livro "O Menino Marrom",  e a principal ideia do livro é trazer questões sociais sobre a gama das raças e etnias que compõe a nossa sociedade, e esses temas são discutidos na obra de uma forma clara que possa ser interpretada para as crianças, e colocar em discussão sobre atitudes discriminatórias e intolerância racial, e assim cultivar nas crianças mensagens sobre os verdadeiros valores e sentidos da vida, como a verdadeira amizade e lealdade.
Então a partir dessa atividade, mudei a maneira de como, conduzia o momento da leitura na biblioteca, conversei com a bibliotecaria e dispomos de mais livros que trabalhem esse tipo de realidade, então em alguns momentos em vez de deixar a leitura livre, eu  conduzo a leitura, ou seja, escolho alguns "títulos"( que trabalhem as diferenças étnicos raciais) para serem lidos, e depois desenvolvo, conduzo o trabalho de uma forma que os alunos compreendam e interajam com essas diferenças no seu dia a dia





Nenhum comentário:

Postar um comentário