quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ESPAÇO E FORMAS





Após as leituras disponibilizadas, cada vez mais conscientizo-me que educar não é somente ensinar para a criança ler, escrever e ter boas maneiras. A criança em si necessita também de conhecer e compreender o espaço em que vive. Para isso, o ensino de matemática desde cedo, é de grande importância para as crianças de educação, desde as operações, contagens, grandezas e medidas ao espaço e a forma. Pois é, a partir do ensino de geometria e a matemática que a criança constrói um modo particular de conceber o espaço por meio das suas percepções, das soluções que encontram par os problemas e o contato com a realidade. Assim, para trabalhar a matemática e a geometria devemos colocar e prática, desafios/tarefas que dizem respeito às relações habituais das crianças com o espaço em que elas vivem.
Um exemplo disso seria quando duas crianças, criança “A” e “B” estão brincando de bola de gude no pátio da escola. Criança “A” tem 2 bolas de gude e criança “B” 3. Quantas bolas de gude têm os dois juntos?
Essa situação pode estar acontecendo na hora do recreio, e a criança sem perceber, ao mesmo tempo em que brinca também aprende com situações vividas no dia a dia. Pois, o trabalho com matemática e a geometria pode partir da exploração de objetos e situações do cotidiano da criança. Devemos nós professores explorar nas brincadeiras, jogos e situações, o conhecimento matemático das crianças.

Cabe então, a nós educadores, instigar, questionar, auxiliar este processo de exploração e investigação dos objetos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades propostas e para melhor compreensão dos conceitos matemáticos, pois, só assim acredito que alcançarão este entendimento da matemática. O que muitas vezes não acontece, pois talvez, não utilizamos dos diversos recursos que possuímos.

Um comentário:

  1. Oi Kelen! Lendo tua postagem, gostaria de compreender melhor o que tu quis dizer neste trecho: "Pois é, a partir do ensino de geometria e a matemática que a criança constrói um modo particular de conceber o espaço por meio das suas percepções, das soluções que encontram par os problemas e o contato com a realidade." Como usar a geometria com crianças pequenas? Adoraria algumas dicas tuas. Bjão

    ResponderExcluir