Na postagem feita no dia 27 de novembro de 2017, fiz uma abordagem encima dos materiais (texto) lido, onde faço uma diferenciação entre desenvolvimento e aprendizagem, segundo Piaget. E, somente bem após, durante as dificuldades enfrentadas no dia a dia em sala de aula com meus alunos, principalmente da EJA, fui que me dei conta, o quanto esses conceitos podem nos ajudar quando nos deparamos com os alunos que apesar da idade avançada, não conseguem aprender.
Tal fato se dá, porque segundo Piaget (1983, p. 236), o
desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam
necessariamente integradas nos períodos posteriores. É o “caráter integrativo”
segundo o qual “as estruturas construídas numa idade dada se tornam parte integrante
das estruturas da idade seguinte”. Ou seja, a partir do nascimento, inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a
outras.
Então, o que
nos dirá se o aluno se encontra em um ou outro período do desenvolvimento
não será a sua idade, mas, ao contrário, será a sua relação com o objeto do
conhecimento, será a sua maneira de pensar, refletida no modo como lida com os
problemas da realidade, seja ela interna ou externa. Serão suas características
cognitivas que nos mostrarão em que período de desenvolvimento se encontra, e
não o inverso. A partir da idade, apenas, não podemos fazer afirmações
definitivas sobre o seu nível de desenvolvimento.
Por isso, é preciso ao preparar as atividades para nossos alunos, primeiramente observarmos em que nível de desenvolvimento se encontram, porque, só assim obteremos a aprendizagem, conforme o nível de desenvolvimento que se encontram.
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