Nosso primeiro encontro presencial da Disciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Sociais foi muito divertido, produtivo e instigante.
Assistimos a um vídeo produzido por um grupo de pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UFRGS, que tem como objetivo melhorar/mudar a taxa de alfabetização das escolas públicas brasileiras, através do estudo da ciência, e trazer experiências para desenvolver as descobertas científicas, dentro da ideia que as áreas do cérebro(mecanismos cerebrais) que se envolvem nas descobertas da área científica são muito parecidas com as áreas cerebrais (mecanismos cerebrais) desenvolvidos na alfabetização.
Depois de assistirmos o vídeo foi nos lançado duas perguntas:
- O que é ciências?
- Por que estudar ciências na escola?
Em seguida o professor nos apresentou um experimento chamado "Bolsa Mágica", onde com um saco plástico cheio de água ele atravessou um lápis e a água não saiu pelo furo feito.O que nos causou espanto e curiosidade, porque achávamos que a água sairia pelo furo e não saiu.
Ao final da aula, concluo que a mesma foi ministrada justamente para provocar a curiosidade e o espanto em nós alunos, para com isso, despertarmos também em nossos alunos a mesma curiosidade, espanto e interesse para a aprendizagem das ciências naturais.
Oi Kelen,
ResponderExcluirQue bom que você gostou da aula!
Sim, um dos objetivos da aula era despertar a curiosidade de vocês pois, a curiosidade aparece em muitas pesquisas como um fator importante na elaboração de situações de ensino e aprendizagem. Algumas pesquisas sobre a construção do conhecimento defendem a ideia de que a curiosidade, está vinculada à afetividade por envolver aspectos ligados ao interesse dos alunos.
As perguntas que as crianças realizam são interessantes e necessárias, pois elas estão conhecendo o mundo. Se, nós professores prestarmos atenção nas curiosidades de nossos alunos e incentivarmos essa curiosidade possivelmente abriremos possibilidades dos alunos dos alunos se interessarem pelas temáticas de sala de aula.
De que forma você acredita que pode instigar a curiosidade de sues alunos para o ensino das ciências naturais e outros conhecimentos?
Abraço, Tutora Tais