sábado, 15 de outubro de 2016

ANÁLISE DAS PERGUNTAS

No último encontro do Seminário Integrador IV, nos foi lançado um desafio de responder as seguintes perguntas, devido as inúmeras dificuldades na hora da escrita no blog e síntese reflexiva.

1) Qual o significado atual do portfólio?

A estas alturas, admito que o "real" significado do portfólio mudou muito no meu entendimento. No início do curso não compreendia e não conseguia entender o porquê de registrar tudo em um portfólio???Qual o motivo e razão de registrar tudo, se já assistíamos as aulas presenciais, a distância e fazíamos as atividades propostas.Só agora, no terceiro semestre, começo a entender e compreender que o portfólio é mais que um simples registro das minhas atividades, e sim uma ferramenta de trabalho que nos proporciona uma nova perspectiva da aprendizagem, um processo de desenvolvimento, uma análise do desempenho e da aprendizagem, auto-avaliação da didática pedagógica(ou seja, forma de trabalho), que teremos para uma vida toda, e sempre que necessitarmos  ou tivermos alguma dúvida iremos recorrê-lo.

2) Houve alguma mudança na sua forma de entendê-lo e nas suas postagens?

De acordo com a resposta anterior, fica claro que houve muitas mudanças na forma de entender o "real" significado do portfólio, e entendo que hoje além do registro diário, nele expomos nossas dúvidas, experiências, aprendizagens e trocas de aprendizagens, onde a cada atividade realizada descrevemos nossa forma de pensar (opiniões), as dificuldades enfrentadas, dúvidas, análise do desempenho  e da aprendizagem, e principalmente, as "novas" descobertas/aprendizagens, isto é,  nossa visão, opinião e prática de como era feito a nossa prática pedagógica antes das atividades propostas, e como é feito agora, depois das leituras dos textos, das aulas e atividades desenvolvidas.

3) O que se aprende nesta escrita?

Na minha opinião a escrita/registro representa muito mais que um roteiro ou enumeração das atividades desenvolvidas.
Escrever sobre a prática nos faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada; permitindo aprimorarmos o nosso trabalho diário com frequência as necessidades dos nossos alunos. Através da escrita é possível identificar as falhas, observar o desenvolvimento do trabalho pedagógico e as evoluções dos nossos alunos. Por isso, a medida que escrevemos nossa prática diária, utilizando o registro como extensão da memória, tornamo-nos mais experientes na produção e reflexão do nosso discurso, aperfeiçoando o nosso fazer pedagógico.


" Por meio do  registro travamos um diálogo com nossa prática, entremeando perguntas, percebendo idas e vindas, buscando respostas que vão sendo elaboradas no encadeamento da escrita na medida em que o vivido vai se tornando explícito e, portanto passível de reflexão ( OSTETTO,Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: nomear e significar as experiências. In: ( Org). Educação infantil: saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus, 2008, pp 13- 32.)"

4) Que dificuldades envolvem esta escrita?

Posso resumir minha dificuldade da escrita numa simples frase de Paulo Freire:


" A gente pensa melhor quando pensa a partir do que faz, da prática"

Pois acredito, através de experiência própria, depois de iniciar o curso de Pedagogia, que a coragem para enfrentar desafios e mudar posturas enraizadas, é um obstáculo que nós docentes precisamos aprender a vencer, para mudarmos nossa prática pedagógica, e despertar o interesse em nossos alunos.  

Um comentário:

  1. Olá, Kelen. Como você resumiria a comparação entre as primeiras postagens e as atuais?

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