sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

DIFERENTES FORMAS DE VIVENCIAR OS TEMPOS DE APRENDIZAGEM

A parir da leitura proposta, fica evidente que estabelecer a correspondência entre passado e presente passou a ser um dos objetivos da disciplina. Hoje não se concebe o estudo histórico sem que o professor apresente diferentes abordagens do mesmo tema, fato ou conceito, iniciativa importante para que o aluno perceba que, dependendo da visão e da intenção de quem conta a história tudo muda.
Durantes as aulas, é impossível apresentar todas as maneiras de ver a história, mas é fundamental mostrar que ela não é constituída de uma única vertente (e que, até mesmo dentro de uma delas, deve haver várias interpretações). Nós professores devemos favorecer o acesso a documentos, reportagens de jornais e revistas e a outras fontes. O contato com essa diversidade leva, o “aluno” a ter uma visão ampla e integrada da história. Além de textos, é recomendável que a turma consulte sites confiáveis, assista a filmes e documentários, visite museus, faça entrevistas, represente através de teatro o conteúdo estudado. Tudo com planejamento e registro para que seja possível fazer uma avaliação minuciosa do processo.

Nós como educadores devemos compreender que a sala de aula constitui um centro de pesquisa, e que nela não só se ensina como também se aprende. Devemos trazer novidades para a sala de aula, e procurar meios para conseguir fazer o passado, tão antigo, em objeto novo. Deve-se saber o perfil e o contexto social dos nossos alunos, para assim elaborar a aula de acordo com a realidade deles, fazendo o aluno sentir-se enquanto parte integrante de um processo histórico e criador de sua própria história.

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