quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

CIÊNCIAS E A VIDA SUSTENTÁVEL



" A natureza, e não o homem, é a fonte de todo o conhecimento. Cabe ao homem desvendá-la" (pg 171.Livro:O Índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no brasil de hoje)


Quando ouvimos falar em sustentabilidade, crise ambiental, educação ambiental, entre outros assuntos referentes ao meio ambiente, temos que ter em mente que a sustentabilidade nada mais é que o uso de recursos renováveis de forma qualitativamente adequada e em quantidade compatíveis com a sua capacidade de renovação, em soluções economicamente viáveis de suprimento das necessidades, além das relações sociais que permitem qualidade de vida adequada a todos. Para que isso ocorra, é preciso urgentemente investir numa mudança de mentalidade, conscientizando as pessoas da necessidade de adotar novas posturas diante dessa "crise ambiental".Nesse contexto fica evidente a importância de educar as pessoas para que ajam de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, saibam exigir e respeitar os direitos próprios e da comunidade, modificando-se tanto interiormente como pessoas, quanto nas suas relações com o ambiente.Tenho convicção como educadora e perante a escola, que para os alunos compreender a complexidade e amplitude das questões ambientais, é fundamental oferecer-lhes a maior diversidade possível de experiências, contatos com diversas realidades, proporcionando um ambiente saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, para que possa de fato, contribuir para a formação de identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. Nunca esquecendo que a escola não é o único agente educativo, e que os padrões de comportamento da família e as informações veiculadas pela mídia exercem especial influência sobre adolescentes e jovens.

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