"Uma
memória organizada por fotos se apresenta como possibilidade de aprendizagem ou
indica possibilidade de manipulação?
Após as leituras propostas, concluo que uma memória organizada por fotos se apresenta
como uma possibilidade de aprendizagem, e não como uma possibilidade de
manipulação, até porque a fotografia pode ser, e é um de nossos comprovantes de
memória docente quanto educadores, pois eu como educadora estou sempre fotografando
minhas atividades, como modo de registro e lembrança.
Segundo os autores, no livro A Fotografia como Objeto e Recurso de
Memória: “ Fotografar significa congelar no tempo a nossa memória, atestar e
perpetuar a nossa existência. Este é o mais popular e talvez o mais antigo uso
da fotografia: parar no tempo e no espaço algo, que para nós tenha sido
provavelmente importante ou simplesmente agradável, familiar, bonito, atraente.
(...) Fotografamos para ver
depois, para sentir o que sentimos no instante da captura, sentir o próprio
momento passado no presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário