segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

FOTOS E MEMÓRIAS


"Uma memória organizada por fotos se apresenta como possibilidade de aprendizagem ou indica possibilidade de manipulação?
Após as leituras propostas, concluo que uma memória organizada por fotos se apresenta como uma possibilidade de aprendizagem, e não como uma possibilidade de manipulação, até porque a fotografia pode ser, e é um de nossos comprovantes de memória docente quanto educadores, pois eu como educadora estou sempre fotografando minhas atividades, como modo de registro e lembrança.
Segundo os autores, no livro A Fotografia como Objeto e Recurso de Memória:    “ Fotografar significa congelar no tempo a nossa memória, atestar e perpetuar a nossa existência. Este é o mais popular e talvez o mais antigo uso da fotografia: parar no tempo e no espaço algo, que para nós tenha sido provavelmente importante ou simplesmente agradável, familiar, bonito, atraente.

(...) Fotografamos para ver depois, para sentir o que sentimos no instante da captura, sentir o próprio momento passado no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário