Nesse contexto as novas tecnologias de informação e
comunicação estão presentes no dia a dia da sociedade contemporânea e a escola
não pode mais evitar sua presença, além disso, as políticas educacionais e os
projetos dos governos estão estimulando e viabilizando cada vez mais esta
realidade. Neste cenário a escola, enquanto instituição indispensável à socialização e formação de crianças e adolescentes tem sido pressionada a interagir com esse universo tecnológico em favor do ensino. É evidente que seu uso pode tornar a aprendizagem mais significativa e sobretudo mais atraente, contudo a mera instrumentalização das escolas não é garantia de utilização efetiva no processo educativo. Enquanto ferramenta a tecnologia nada constrói e é desafiador a professores e gestores dos sistemas de ensino a missão de dominar não só as tecnologias como também todas as suas possibilidades de utilização pedagógica.
O professor, neste contexto de mudanças, precisa saber orientar os
educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la. Esse
educador será o encaminhador da autopromoção e o conselheiro da aprendizagem
dos alunos. Assim, o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser
acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos
escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No
contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem
diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado. Diante desta
realidade, a utilização da informática na escola se torna um meio de
aproximação do estudante com esta sociedade digital, proporcionando uma
aprendizagem mais significativa e promovendo a cooperação e colaboração,
familiarizando o aluno com os recursos tecnológicos que poderão ser utilizados
em outros contextos e realidades.
Mas, embora seja uma ferramenta muito útil, a informática na escola não poderá resolver os entraves da vida
moderna, e, segundo (ALMEIDA, 2009):
[...] a informática aplicada à educação não é solução! A solução dos problemas
educacionais do Brasil está no nível dos recursos humanos; sua formação, sua
capacitação, sua melhoria de nível econômico, sua participação nas definições
políticas dos rumos da educação... A informática pode contribuir neste processo de
capacitar educadores e educandos, de melhorar o nível de ensino e de lançar
recursos para a tão carente esperançosa escola brasileira. (p.114)
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na escola.
Fernando José de Almeida. – 4ª ed. – São Paulo: Cortez, 2009.
JUNIOR,
Emílio Rodrigues. Os Desafios da Educação Frente às Novas Tecnologias.
Universidade de Sorocaba. Seminário Internacional de Educação Superior –
Formação e Conhecimento. Sorocaba, 2014. Disponível em: http://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/6_es_avaliacao/03.pdf
SOUSA, Robson Pequeno et. al (org.). Tecnologias Digitais na Educação. Editora da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2011. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf
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