O
contexto da educação debate sobre uma escola preparada para proporcionar um
ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da
comunidade escolar. Uma escola que proporciona educação de qualidade para
todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com
seus interesses e seu ritmo.
A
escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer
condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela
participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para
orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela
exclusão. Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar
toda a estrutura educacional, deixando para trás todo o ensino tradicional.
A
concepção democrática de escola respeita o educando como ser único que constrói
seu aprendizado, e é capaz de encontrar a melhor maneira para construir seus
conhecimentos.
O
professor nessa, concepção é o mediador, que proporciona vários meios de
aprendizagem, caminha junto, e interfere nas horas necessárias.
A
escola passa a ser administrada por toda comunidade, buscando caminhos para
torna-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel na sociedade.
“Democracia
não é apenas uma ideia e um ideal a atingir, mas é um modo de vida, um processo
de experiência que vai enriquecendo o próprio processo, o qual, desta forma,
avança.” (DEWEY, apud NEUTZILING, 1984,p.87)
A
democracia precisa ser enraizada na vida dos brasileiros e para isso, muitos
paradigmas devem ser rompidos. O modo de vida caracterizado pela subordinação
constante na vida dos brasileiros, desde a infância deve ser transformado. Um
caminho é incentivar a autonomia para que as crianças aprendam a tomar
decisões, construam suas regras, e sejam capazes de assumir as consequências de
seus atos com responsabilidade.
A
escola tem papel fundamental nessa mudança. Precisa tornar-se democrática para
formar cidadãos verdadeiramente preparados para assumir seu papel em uma
sociedade que alcance a democracia em toda a sua plenitude.
Para
assegurar e manter um modo de vida democrático é necessário proporcionar
oportunidades para descobrir o que significa esse modo de vida e como pode ser
vivenciado.
A
educação como experiência comum de todos os seres humanos, tem função de
apresentar o modo de vida democrático, já que esse modo de vida também se
aprende através de experiência.
Para
Freire, tanto a escolha dos conteúdos quanto a maneira de tratá-lo entre os
alunos deve resultar de uma decisão conjunta entre discentes, seus pais,
professores, funcionários e especialistas do ensino. Segundo ele, os educadores
não devem esperar que a sociedade se democratize para em seguida democratizem
os conteúdos. Os profissionais da educação não podem ser autoritários hoje e
democratas amanhã.
A
escola precisa mudar toda sua estrutura gerando participação efetiva da
sociedade em todos os processos educacionais, integrando sociedade e escola.
Mostrando aos indivíduos que a democracia pode ser construída e efetivada em
uma sociedade, para isso é necessário viver a democracia dentro da escola, e
preparar as novas gerações para desempenhar um papel verdadeiramente
democrático.
No
que diz respeito a autonomia, na escola o desenvolvimento da autonomia está
apenas nos discursos enquanto as práticas pedagógicas continuam as mesmas. A
autonomia dos estudantes só será possível se os educadores não apenas a tiverem
como objetivo, mas sim a vivenciem no cotidiano da sua prática escolar.
Piaget
em suas obras discorre sobre autonomia deixando claro que ela só será
desenvolvida num clima onde não haja opressão intelectual e moral, ambientes
autoritários impedem o desenvolvimento da verdadeira autonomia.
Nem
a autonomia da pessoa, que pressupõe o pleno desenvolvimento da personalidade
humana, nem a reciprocidade, que evoca esse respeito pelos direitos e pela
liberdade de outrem, poderão se desenvolver em uma atmosfera de autoridade, de
opressão intelectual e moral. (PIAGET,1978,p.73)
Para
um ambiente escolar se tornar cooperativo, todas as práticas tradicionais de
educação precisam ser revistas. A escola precisa de um novo paradigma, onde o
professor acima de tudo respeite os alunos como seres participativos e
diferentes.
PIAGET, Jean. Para onde vai a
educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 1978.
LUDWIG, Antônio Carlos WILL.
Democracia e ensino militar. São Paulo: Cortez 1998.
NEUTZLING, Claúdio. Tolerância e
democracia em John Dewey. Roma: Pontifícia Universidade Gregoriana, 1984.
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