Na postagem realizada no dia 26 de junho de 2018, baseado nas leituras propostas faço um reflexão da importância de trabalhar com temas geradores, segundo a proposta de Paulo Freire. E agora no final da Graduação, onde desenvolvi meu estágio obrigatório na modalidade EJA, com alfabetização de adultos, ratifico , que é fundamental trabalharmos sim com temas geradores, baseado nas reflexões feitas na postagem e, agora, com a prática do estágio.
Entende-se que atualmente a educação precisa adaptar-se ao mundo e às suas transformações. É necessário metodologias de ensino que entendam os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem como professor-locutor e aluno-receptor não propiciam a formação de cidadãos que entendam aos anseios da sociedade atual.
Entendo que nosso maior desafio como educador é construir práticas que propiciem aos alunos uma visão mais crítica do mundo que os rodeia.
Paulo Freire em sua obra "Pedagogia dos Oprimidos", fala sobre o ensino com os "Temas Geradores". Segundo o autor, estes temas precisam ser, não só aprendidos, mas refletidos, para que ocorra a tomada de consciência dos indivíduos sobre eles, precisa ser problematizado para ganhar um maior significado entre os envolvidos no processo educativo.
Portanto, a formação de cidadãos mais críticos depende diretamente das propostas assumidas pelas escolas e seus educadores, pois, propor ações que permitam o diálogo reflexivo não é o único, contudo é fundamental para a educação tratada de forma libertadora.
Continuamos a acreditar nas palavras de Freire(1996), que diz que a educação não muda o mundo, mas muda as pessoa, e as pessoas sim, estas transformam o mundo.
Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
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