terça-feira, 25 de junho de 2019

Releitura da postagem "Inovação Pedagógica x Inovação Tecnológica"

Na postagem realizada no 26 de junho de 2018, fiz um relato da diferença entre Inovação Pedagógica e Inovação Tecnológica. Mas, agora ao analisar a postagem , e após alguns estudos, complemento dizendo  que a palavra "inovação" abarca ideias relativas a noção de mudança e de ressignificação , então, "Inovação Pedagógica", significa inovação, reflexão, mudança da da prática pedagógica.
Assim, de acordo com Imbernón (2011), os conceitos de inovação e desenvolvimento profissional se unem pelo fato de que levam em consideração os processos de reflexão sobre a prática pedagógica, com o intuito de ressignifica-la. Mesmo que as tentativas de mudança das práticas não tenham o resultado desejado, esses novos conhecimentos incorporados na profissão colaboram para a mudança e para o desenvolvimento profissional. Como também contribuem para a construção de um novo conceito de profissionalidade docente “que deve romper com inércias e práticas do passado assumidas passivamente como elementos intrínsecos da profissão” (IMBERNÓN, 2011, p. 24).
Desta forma, a expressão inovação pedagógica carrega consigo a ideia de que esses saberes e conhecimentos dos professores são construídos a partir das experiências profissional, pessoal, social e na escola (IMBERNÓN, op.cit.), e precisam ser constantemente revisitados para que possa ocorrer a mudança nestes contextos. Compreende-se que esse ato de reflexão e ressignificação das práticas direcionado para a mudança compõem o mosaico do conceito de desenvolvimento profissional proposto por Nóvoa (1995) e García (1999).

Referências:

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto: Porto Editora, 1999. 271 p. 

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______ (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 15-33.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. 

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