Na postagem realizada no 26 de junho de 2018, fiz um relato da diferença entre Inovação Pedagógica e Inovação Tecnológica. Mas, agora ao analisar a postagem , e após alguns estudos, complemento dizendo que a palavra "inovação" abarca ideias relativas a noção de mudança e de ressignificação , então, "Inovação Pedagógica", significa inovação, reflexão, mudança da da prática pedagógica.
Assim, de acordo com Imbernón (2011), os conceitos de inovação e
desenvolvimento profissional se unem pelo fato de que levam em consideração os
processos de reflexão sobre a prática pedagógica, com o intuito de ressignifica-la.
Mesmo que as tentativas de mudança das práticas não tenham o resultado desejado,
esses novos conhecimentos incorporados na profissão colaboram para a mudança e
para o desenvolvimento profissional. Como também contribuem para a construção
de um novo conceito de profissionalidade docente “que deve romper com inércias e práticas do passado assumidas passivamente como elementos intrínsecos da
profissão” (IMBERNÓN, 2011, p. 24).
Desta forma, a expressão inovação pedagógica carrega consigo a ideia de que
esses saberes e conhecimentos dos professores são construídos a partir das
experiências profissional, pessoal, social e na escola (IMBERNÓN, op.cit.), e
precisam ser constantemente revisitados para que possa ocorrer a mudança nestes
contextos. Compreende-se que esse ato de reflexão e ressignificação das práticas
direcionado para a mudança compõem o mosaico do conceito de desenvolvimento
profissional proposto por Nóvoa (1995) e García (1999).
Referências:
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança
educativa. Portugal: Porto: Porto Editora, 1999. 271 p.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______
(Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom
Quixote, 1995. p. 15-33.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed,
2010.
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