Após as aulas de Literatura Infanto Juvenil e Linguagem, e principalmente após as atividades desenvolvidas, pude entender a importância de trabalhar as diferenças étnicos raciais em sala de aula, não só pelo preconceito que ainda existe em relação aos negros, mas por entender que a escola é um local privilegiado para a transmissão de conhecimentos que vieram das gerações anteriores, dos antepassados, e conhecer e estudar sobre a Cultura Africana talvez tire de "nós" a imagem distorcida e pejorativa em relação a África e sua cultura, onde achamos que lá só exite miséria, fome, doenças, guerras e atraso.
“Essa revisão histórica do nosso passado e o estudo da participação da população negra brasileira no presente”, sugere Gomes (2008, p. 72), “poderão contribuir também na superação de preconceitos arraigados em nosso imaginário social e que tendem a tratar a cultura negra e africana como exóticas e/ou fadadas ao sofrimento e à miséria”. Em outras palavras, a sociedade se beneficiaria em muitos sentidos: tanto pedagógicos, no tocante a uma visão mais afirmativa da diversidade étnico-racial, quanto políticos, na problematização das relações de poder que marcam os diferentes segmentos da população.
REFERÊNCIAS:
GOMES, Nilma Lino. A Questão Racial na Escola: desafios colocados pela implementação
da Lei 10.639/2003. In. MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs.)
Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008
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