Na interdisciplina de Música na Escola aprendemos que a música não pode estar desconectada do processo de ensino aprendizagem da escola.
A vivência musical para o aluno, em geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória.
Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, nos textos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos.
A música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem.
E tivemos algumas experiências em nossa primeira aula presencial na disciplina de Música na Escola, onde a professora nos proporcionou significativas aprendizagens através da música, de brincadeiras com música, onde posteriormente pude aplicar em sala de aula com meus alunos.
Segundo Mejía (2008, p. 241) “cantar supõe um ato afetivo e de expressão de estados de ânimo, implicações grupais, lúdicas e afetivas”. Nesse sentido, atividades de reconhecimento do espaço, dos colegas, que trabalhem a percepção, a prontidão, a concentração, a iniciativa, a liderança, a integração, a socialização, entre outras habilidades, devem ser propostas a partir desse entendimento que cantar é utilizar o corpo como um todo, ou seja, é preciso desenvolver capacidades cognitivas, sociais e afetivas.
Para Mejía (2008, p. 241), “cantar é a continuação do falar”, assim, a experimentação de diferentes timbres, alturas, durações, a exploração da dicção, dos registros e das colocações vocais na voz falada, por meio de trava-línguas, parlendas, entre outras brincadeiras ou jogos são recursos que poderão facilitar a entonação da voz cantada. Vivenciar o canto por meio do corpo – através de gestos, de encenações, da dança – é fundamental para a percepção do que acontece com nossa voz, com a música, com o gênero musical proposto. Cantar com o corpo leva a uma interpretação músico-vocal, em geral, mais descontraída, podendo auxiliar na expressividade do canto.
Por todo o exposto, e aprendizagens na interdisciplina, pude perceber a importância de trabalharmos à música com nossos alunos. Atualmente, em muitas interpretações de texto que faço com meus alunos, costumo levar o texto ou passo na lousa, e depois coloco a música para ouvirmos, catarmos e desenvolvermos as atividades.Os alunos adoram e a professora também, pois, a aula fica divertida e os alunos trabalham descontraidamente as atividades, aprendendo interpretar textos, por exemplo, de uma forma relaxada, e não massante (como eles próprio) costumam dizer.
REFERÊNCIAS:
MEJÍA, P. P. Didáctica de la música para primaria. Madrid: Pearson Educación, 2008.
REFERÊNCIAS:
MEJÍA, P. P. Didáctica de la música para primaria. Madrid: Pearson Educación, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário