Nesta postagem comecei a aprender e entender o quão é importante o processo de alfabetização de uma criança, de como ainda tinha um longo caminho a percorrer, de como precisamos repensar/reciclar sempre nossa didática pedagógica.
Nesta aula a proposta foi que escolhêssemos duas crianças em fases diferentes de construção de escrita (2 a 8 anos) e propuséssemos a escrita de palavras.
Agora entendo que as crianças constroem diferentes ideias sobre a escrita, resolvem problemas e elaboram seus conceitos, segundo Ana Teberosky, o desenvolvimento ocorre por reconstruções de conhecimentos anteriores, dando lugar a novos conceitos. Apontam que os pequenos já começaram a pensar sobre a escrita antes mesmo de ingressar na escola e que não dependem da autorização do professor para iniciar esse processo.
Atualmente, depois destes semestres de estudos e conhecimentos adquiridos, e principalmente, da experiência do estágio, vejo que é muito importante antes de iniciar "algo" com meu aluno, diagnosticar o que ele sabe, quais hipóteses têm sobre a língua escrita e qual o caminho que vão percorrer até compreender o sistema e estar alfabetizados.Todo esse processo de sondagem no aluno, permite a nós professores organizar intervenções, aulas, planejamentos adequados á diversidade de saberes da turma.
Hoje, acredito que o maior desafio de nós educadores é propor atividades que não sejam enfadonhas, ou tão fáceis a ponto de não darem nada a aprender, nem tão difíceis que se torne impossível os alunos realizá-las.
REFERÊNCIAS:
TEBEROSKY, Ana e Teresa Colomer: Aprender a Ler e Escrever uma Proposta Construtivista. Ed. Artmed. Ano:2003
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