Farei um breve relato baseado em mim como
aluna, talvez, não tão antiga como no século passado, mas que já podemos
ver/notar visivelmente como era antes, como funcionava, e como é hoje, como funciona
nossas escolas.
Imagine quanta diferença há na cabeça de um
professor que aprendeu a raciocinar e escrever com lápis e caneta, e do aluno
que já nasceu digitando seu tablete.
Imagine quanta mudança é para o professor que
formava fila para cantar o hino nacional na escola enquanto assistia a bandeira
ser hasteada, ver os alunos que hoje sequer sabem cantar o hino nacional, e
enquanto cantam não tiram o boné em sinal de respeito.
O aluno para falar ou levantar-se antigamente
em sala de aula precisava pedir licença para o professor, e este permitir, hoje
vimos os alunos saírem e entrarem na sala de aula, sem sequer ao menos pedir
para o professor.
Antigamente as escolas eram feitas aos moldes
militares, com muros altos pra ninguém fugir, com toques para anunciar o início
e o fim do recreio. Atualmente os alunos quando não querem assistir aula,
“matam”/gazeiam o período, e quando
termina o recreio ficam no pátio além do horário , sem respeitar o
horário de entrada.
Em uma de suas aulas, um colega foi
surpreendido quando um aluno usou o celular para acessar a internet e
esclarecer uma dúvida que ele havia prometido responder apenas na aula
seguinte. Não muito diferente de nós antigamente, que tínhamos acesso a
biblioteca da escola para fazer pesquisas e trabalhos.
Então, com este fato ocorrido, podemos concluir
que a informação hoje não está mais só com o professor. O professor hoje tem
que ser muito mais um papel de tutor/auxiliar, que vai qualificar esse conteúdo
que está na rede, ajudando o aluno nessa caminhada. O aluno não vai mais
aguentar alguém falando por uma, duas, três horas como antigamente, só
escutando.
O ensino baseava-se na memorização e, ao
contrário do que por vezes se pensava, aprendia-se muito menos do que se
aprende hoje, pois as crianças nascidas na “era digital” vivem em meio a este
hiper-estímulo de forma absolutamente natural, elas pesquisam, analisam,
processam e aprendem mais rápido que as gerações anteriores.
BIBLIOGRAFIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário