Genética
apresenta dois significados:
1)
O
primeiro relativo a biologia e a transmissão dos caracteres hereditários.
2)
O
segundo relativo à gênese, ou seja, origem.
Epistemologia Genética é o estudo da
origem do conhecimento.
Para
a epistemologia genética o conhecimento não vem pronto com a pessoa, e nem é
imposto pelo meio, mas sim é construído individualmente pelo sujeito, mediante
a interação sujeito e objeto, levando-se em consideração as
condições do meio físico e social.
Os estágios do desenvolvimento da inteligência
apresentados pela teoria psicogenética são assim denominados: o sensório-motor
(da inteligência prática), o operatório concreto (que se constitui inicialmente
de uma inteligência intuitiva e depois operatória, baseada na reciprocidade do
pensamento) e o estágio formal (quando se pode agir e pensar sob hipóteses e
abstrações).
A
epistemologia genética é uma teoria interacionista, ou seja, existe a crença
que o conhecimento se origina através das condições internas do sujeito + a
maturação+ a experiência adquirida.
É preciso lembrar que o conteúdo básico da teoria
psicogenética de Piaget é a ação do sujeito que interage com os objetos,
construindo, a partir dessas ações, formas e/ou estruturas de inteligência que
lhe permitem, cada vez mais, adaptar-se ao mundo em que vive.
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