segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET

O texto inicia estabelecendo a diferenciação entre o problema do desenvolvimento em “geral” e o problema de aprendizagem.
·        O Desenvolvimento: é um processo espontâneo que envolve o todo (biológico e psicológico).
·        A aprendizagem: é o oposto. A aprendizagem é provocada por situações de experimentações. Além disso, é um processo limitado a um problema ou estrutura simples.
            “ O desenvolvimento explica a aprendizagem (MAICON)”. Para conhecer o desenvolvimento do conhecimento temos que ter em mente que o sujeito não deve apenas fazer uma cópia mental, mas sim interagir com o que se pretende conhecer.
            De acordo com a teoria piagetiana, para conhecer os objetos, o sujeito tem que agir sobre eles e, por conseguinte, transformá-los: tem que deslocá-los, agrupá-los, combiná-los, separá-los e juntá-los. Neste sentido, o conhecimento não é nem uma cópia interior dos objetos, ou acontecimentos do real, nem meros reflexos desses objetos e acontecimentos que se imporiam ao sujeito. Partindo deste princípio, a aprendizagem é considerada uma constante busca do significado das coisas. Esse significado é construído a partir da globalidade e das partes que constituem aquilo que se quer conhecer. Como ponto fundamental de aprendizagem, aprender é construir o seu próprio significado e não encontrar respostas certas dadas por outra pessoa.


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