O
texto inicia estabelecendo a diferenciação entre o problema do desenvolvimento
em “geral” e o problema de aprendizagem.
·
O Desenvolvimento: é um processo espontâneo que envolve
o todo (biológico e psicológico).
·
A aprendizagem: é o oposto. A aprendizagem é provocada
por situações de experimentações. Além disso, é um processo limitado a um
problema ou estrutura simples.
“ O desenvolvimento explica a
aprendizagem (MAICON)”. Para conhecer o desenvolvimento do conhecimento temos
que ter em mente que o sujeito não deve apenas fazer uma cópia mental, mas sim
interagir com o que se pretende conhecer.
De
acordo com a teoria piagetiana, para conhecer os objetos, o sujeito tem que
agir sobre eles e, por conseguinte, transformá-los: tem que deslocá-los,
agrupá-los, combiná-los, separá-los e juntá-los. Neste sentido, o conhecimento
não é nem uma cópia interior dos objetos, ou acontecimentos do real, nem meros
reflexos desses objetos e acontecimentos que se imporiam ao sujeito. Partindo
deste princípio, a aprendizagem é considerada uma constante busca do
significado das coisas. Esse significado é construído a partir da globalidade e
das partes que constituem aquilo que se quer conhecer. Como ponto fundamental
de aprendizagem, aprender é construir o seu próprio significado e não encontrar
respostas certas dadas por outra pessoa.
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