sábado, 28 de novembro de 2015

CONCEITO DE INFÂNCIA


A aula inaugural de Infâncias foi maravilhosa, onde discutimos os desafios atuais de pensar as infâncias, e também fizemos um paralelo da infância antiga com a infância contemporânea. E ao final da aula nos foi proposto uma reflexão do encontro, e a partir daí elaborar um conceito de infância, podendo consultar outras fontes de pesquisa.
É só na Idade Moderna, que as crianças passaram a ser vistas como um ser social, assumindo um papel central nas relações familiares e na sociedade, tornando-se um de respeito, com características e necessidades próprias. É durante o processo de aquisição do conhecimento ela deve ser vista como um ser pleno, cabendo a ação pedagógica reconhecer suas diferenças e construir sua identidade pessoal. Para isso, é preciso pensar em formas lúdicas e criativas que possam estimular a criatividade e a imaginação da criança.
É através do lúdico que podemos fazer isso, pois é através da brincadeira que a criança passa a conhecer a si mesma e o o mundo que faz parte. Brincar caracteriza a educação infantil, afinal é brincando que a criança conhece a si e ao mundo. O brinquedo ajuda na assimilação das regras de convivência e de comportamento. Outra preocupação que surge na modernidade é com relação aos estágios do desenvolvimento da criança.
O desenvolvimento e o processo de aprendizagem estão ligados ao meio social em que a criança vive e tem acesso aos materiais culturais. E é na escola que ela que ela vivenciará trocas de experiências e aprendizagem ricas em afetividade e descobertas.
Por este motivo, estou sempre repensando minhas práticas pedagógicas, proporcionando aos meus alunos atividades diversificadas, lúdicas, onde não precisem ficar somente enclausurados em uma sala de aula, com quadro cheio de matéria, pois, os alunos também aprendem brincando, interagindo numa saída de campo, num jogo...E tenho observado que esse tipo de atividade envolve muito mais o aluno e ele aprende muito mais.

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