sexta-feira, 27 de novembro de 2015

AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE A ESCRITA E CONSTROEM HIPÓTESES

Tenho que confessar que as aulas de Fundamentos da Alfabetização tem me feito repensar muito minha didática pedagógica, frente aos novos conhecimentos  e experiências que estamos vivenciando e adquirindo no curso de Pedagogia.Não cursei Magistério, nem uma Licenciatura Plena, na verdade por já ter um Curso Superior, fiz uma formação que habilitou-me a trabalhar com a séries finais do Ensino Fundamental, com o Ensino Médio e Profissionalizante. Então vejo como o me falta a Pedagogia, o que vim buscar aqui no curso, e quando vejo as colegas alfabetizadoras relatando suas experiências, chego a conclusão que ainda me falta a "didática". Mas agora com as aulas, relatos, trocas de experiências entre colegas e praticando as atividades para a disciplina, sinto-me mais familiarizada e vejo como é fundamental esta base para minha prática pedagógica com os alunos.
Nesta aula a proposta foi que escolhêssemos duas crianças em fases diferentes do processo de construção de escrita (de 2 a 8 anos) e proponha a escrita de palavras.

Desenvolvi o trabalho com dois alunos do 3º ano do ensino fundamental, os alunos  (Mateus e Raíssa) possuem a mesma idade (8 anos), mas estão em processos de escrita diferentes. 
Então o que pude concluir, depois de aplicar o trabalhinho (ler os textos)  e observar estes dois alunos, que ambos estão em processos de escrita em fases diferentes, mesmo possuindo a mesma idade e frequentando a mesma série. Onde Mateus já esta muito "além de Raíssa", que ainda está em seu "mundinho", construindo seus conhecimentos, suas hipóteses, de acordo com seu contexto e suas vivências, que talvez esteja demorando mais para construir "seu processo" diante dos outros alunos, mas que  de acordo com o seu desenvolvimento também chegará lá. E que para isso aconteça, talvez nós educadores tenhamos que ter um pouco mais de paciência, didáticas, conhecimentos de novas atividades, mudar nosso modo de agir e pensar frente algumas situações, para  ajudarmos nossos alunos a saberem lidar com as dificuldades, frustrações que surgiram.
E foi o que eu fiz a partir do dia que apliquei essa atividade, e vi que tenho alunos que estão na mesma turma, com a mesma idade, que deveriam já estar lendo e escrevendo, como a grande maioria, mas ainda não estão, que precisam de uma "atenção especial".Que eles precisam de mim, talvez muito mais do que os outros, e o meu trabalho com eles vai ser árduo, mas com compensador.Porque sei que dessa forma no final todos atingiram os objetivos propostos, eu como educadora e eles como alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário