sexta-feira, 27 de novembro de 2015

LEITURA DE MUNDO DAS CRIANÇAS RELACIONADO COM O MUNDO DA ESCRITA

Na aula de hoje a proposta era de ler um texto de Paulo Freire e um poema de Ricardo de Azevedo, e logo após desenvolvermos duas atividades de reflexão.Onde uma delas era, após as leituras, expor para os colegas
uma situação em que aparecesse leitura de mundo, das crianças, relacionada com o munda da escrita.


 O processo de alfabetização é a construção do conhecimento que tem início muito cedo e que nunca termina. E podemos se constata  no dia a dia de cada indivíduo, pois desde cedo convive com diferentes informações produzidas e interpretadas pelos adultos, nos mais variados contextos, ou seja, vê letreiros, cartazes, jornais, revistas, televisão, placas, etc.Exemplo disso, são  quando as crianças não sabem ler e mostramos uma lata de nescau, ou coca-cola, eles não sabem ler, mas identificam o produto pelo rótulo. Ou quando passa na rua por uma placa de propaganda, por exemplo do Supermercado  Zaffari, não leu, mas identificou pela propaganda, e assim por diante.





Contudo, a criança não nos pede permissão para aprender, chegando muitas vezes na escola já sabendo muitas coisas, lhe faltando apenas o "reconhecimento".
Depois das exposições e discussões, percebi que também posso da mesma forma fazer essa leitura de mundo relacionado com o mundo da escrita, ao explicar um conteúdo para meus alunos, por exemplo. Cheguei a tal conclusão, quando expliquei um conteúdo sobre verbos, e os alunos não entenderam bem, então fiz uma associação a uma imagem de uma pessoa para chegar onde eu queria e fazer com que eles entendessem, e não foi que deu certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário