sábado, 28 de novembro de 2015

EDUCAR UMA INFÂNCIA PÓS - MODERNA

Nesta aula a proposta foi elaborar um texto crítico/reflexivo com base nos materiais de apoio propostos,  sobre "Educar uma infância pós-moderna".


 
            O que vemos atualmente é que a TV é um meio de comunicação social, ou de uma linguagem  audiovisual específica ou ainda na condição de simples eletrodoméstico usado por nós, que tem uma participação decisiva na formação de pessoas, mais enfaticamente, na própria constituição do sujeito contemporâneo, ou seja, cultura atual.
            Portanto, a mídia televisiva é um meio que atinge ativamente na constituição social, da política e da cultura. Desta forma, é um destacado objeto de pesquisa, do qual a educação deve se aproximar e com o qual deve interagir, posto que ela é também parte destacada da sociabilidade contemporânea.
            Entendo que a escola (o ambiente escolar) precisa interagir com urgência com estes meios de comunicação midiáticos, e destacar essa interação como um ser importante no  campo de estudo, em uma época onde os meios tecnológicos interferem diretamente nos processos de informação, de aprendizagem, de socialização e de construção de identidades.
            É importante e necessário uma conexão positiva entre os meios de mídia e a educação, para que as áreas de educação e de comunicação possam trabalhar/contribuir de forma positiva e construtiva para o crescimento e desenvolvimento do caráter e personalidade do nosso "futuro cidadão", superando o distanciamento hoje existente e que não cabe mais em um contexto contemporâneo tão complexo e marcado pela tecnologia da informação, isto é, nós professores precisamos nos adaptar a essas novas tecnologias e inovar, adaptar nossos conceitos, maneiras e modos de interagir com nossos alunos "pós-modernos".

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