Nesta aula a proposta foi elaborar um texto crítico/reflexivo com base nos materiais de apoio propostos, sobre "Educar uma infância pós-moderna".
O que vemos atualmente é que a TV é um meio de
comunicação social, ou de uma linguagem
audiovisual específica ou ainda na condição de simples eletrodoméstico
usado por nós, que tem uma participação decisiva na formação de pessoas, mais
enfaticamente, na própria constituição do sujeito contemporâneo, ou seja,
cultura atual.
Portanto, a mídia televisiva é um meio que atinge
ativamente na constituição social, da política e da cultura. Desta forma, é um
destacado objeto de pesquisa, do qual a educação deve se aproximar e com o qual
deve interagir, posto que ela é também parte destacada da sociabilidade
contemporânea.
Entendo que a escola (o ambiente escolar) precisa
interagir com urgência com estes meios de comunicação midiáticos, e destacar
essa interação como um ser importante no campo de estudo, em uma época onde os meios
tecnológicos interferem diretamente nos processos de informação, de
aprendizagem, de socialização e de construção de identidades.
É importante e necessário uma conexão positiva entre os
meios de mídia e a educação, para que as áreas de educação e de comunicação
possam trabalhar/contribuir de forma positiva e construtiva para o crescimento
e desenvolvimento do caráter e personalidade do nosso "futuro
cidadão", superando o distanciamento hoje existente e que não cabe mais em
um contexto contemporâneo tão complexo e marcado pela tecnologia da informação,
isto é, nós professores precisamos nos adaptar a essas novas tecnologias e
inovar, adaptar nossos conceitos, maneiras e modos de interagir com nossos
alunos "pós-modernos".
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