O papel da escola se modificou ao longo dos anos
acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram
muito significativas em nossa sociedade.
Novas formas de organização da sociedade foram
surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns aos membros de um
determinado grupo, assim o processo educativo que era único passou a ser
dividido pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos trabalhadores.
Muito embora, houvesse ocorrido esta fragmentação da educação no passado,
impostas pelo capitalismo, atualmente nos vemos diante da escola como fator
social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.
Não muito distante, mas já na minha época de estudante, nos anos oitenta, a educação era uma atividade dinâmica dentro da sociedade e a escola uma instituição respeitadíssima. A escola e os professores eram respeitados em qualquer debate ou assuntos referentes aos dois e o governo investia consideravelmente no setor educacional.
Com certeza nossos alunos hoje teriam inveja se soubessem que tínhamos quatro meses de férias (julho, agosto,janeiro e fevereiro), tantos nas escolas particulares como nas públicas, e o ensino tinha qualidade.As escolas públicas tinham a mesma qualidade das particulares, ou sem medo de errar a pública tinha uma qualidade superior.Só o que diferenciava a clientela das duas, era que nas particulares a clientela eram os ricaços/elite.
O programa que hoje mantém as escolas públicas são muito parecidos com os de antigamente, inclusive sempre existiu merenda escolar, só que de outras formas, com outro nome.
Sem falar que nossos professores tinham status de autoridade. Aí de quem desrespeitasse um professor. Expulsão na certa da escola e a transferência constava a infração do aluno exemplificando o ato para quando chegar na outra escola saber qual o motivo, caso fosse agressão ao professor geralmente não era aceito.Geralmente só aceitavam esse tipo de alunos as escolas particulares.Ao contrário de hoje,tudo que é aluno indisciplinado jogam na rede pública de ensino, um Deus nos acuda, sem falar na falta de respeito e até muitas vezes os casos de agressões contra os professores, tornando a escola pública uma vergonha aos muitos que precisam dela.
Com certeza nossos alunos hoje teriam inveja se soubessem que tínhamos quatro meses de férias (julho, agosto,janeiro e fevereiro), tantos nas escolas particulares como nas públicas, e o ensino tinha qualidade.As escolas públicas tinham a mesma qualidade das particulares, ou sem medo de errar a pública tinha uma qualidade superior.Só o que diferenciava a clientela das duas, era que nas particulares a clientela eram os ricaços/elite.
O programa que hoje mantém as escolas públicas são muito parecidos com os de antigamente, inclusive sempre existiu merenda escolar, só que de outras formas, com outro nome.
Sem falar que nossos professores tinham status de autoridade. Aí de quem desrespeitasse um professor. Expulsão na certa da escola e a transferência constava a infração do aluno exemplificando o ato para quando chegar na outra escola saber qual o motivo, caso fosse agressão ao professor geralmente não era aceito.Geralmente só aceitavam esse tipo de alunos as escolas particulares.Ao contrário de hoje,tudo que é aluno indisciplinado jogam na rede pública de ensino, um Deus nos acuda, sem falar na falta de respeito e até muitas vezes os casos de agressões contra os professores, tornando a escola pública uma vergonha aos muitos que precisam dela.
Quem viveu no passado a educação e vive a realidade de hoje fica realmente horrorizado com o que vê.
Escolas sucateadas, professores desvalorizados, submissos, despreparados, o clientelismo político determina o funcionamento da escola e comanda a direção e professores, corrupção profunda sendo aceita pela comunidade escolar, viram o rosto esquivando-se da responsabilidade social de combater esse mal.Violência , impunidade, tráfico de drogas, assaltos constantes ao patrimônio escolar fazem parte do nosso cotidiano. Ninguém fiscaliza ou toma providências sérias com fiscalização, investigação ou punição dos culpados.
Quem perde e quem ganha com isso? Perdem todos que precisam de educação de qualidade para se preparar para a vida e ganham os corruptos políticos, traficantes, ladrões...que estão tirando o direito a uma educação digna para os menos favorecidos financeiramente.
Quem perde e quem ganha com isso? Perdem todos que precisam de educação de qualidade para se preparar para a vida e ganham os corruptos políticos, traficantes, ladrões...que estão tirando o direito a uma educação digna para os menos favorecidos financeiramente.
Em suma, é evidente e inquestionável que a
escola tenha sua corresponsabilidade social, pois compete a esta promover a
inclusão, o respeito, à diversidade, o caminho para construção da consciência
crítica e ética para desenvolver integralmente sua personalidade enquanto
cidadão, tornando-se mais pensante e crítico, despertar para construção do “EU”
e a descoberta do “OUTRO”, mas antes dela, compete a família, instituição,
primeira na vida da criança desenvolver a afetividade, a sensibilidade, o
respeito, os limites, o conviver. A educação ainda é o caminho para a
construção de uma sociedade mais igual, mas esta é o meio, o princípio continua
sendo a família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário