sábado, 28 de novembro de 2015

DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL




Através da leitura do prefácio, da apresentação da introdução e do capítulo 1 do livro de Freud e a Educação. "O Mestre do Impossível, de Maria Cristina Kupfer e do vídeo Sexualidade Infantil segundo Freud. A proposta é observar uma criança, que pode ser uma aluno, e descrever o seu comportamento relacionando com as fases de desenvolvimento e postar no fórum.





Trabalho em duas escolas, com realidades bem diferentes,e uma atuo como professora e na outra como orientadora. Na escola que exerço a orientação, os alunos são muito carentes por a escola situar-se em uma área de grande vulnerabilidade, ao ler os materiais propostos pude observar e relacionar alguns casos que me são passado pelos professores com as fases de desenvolvimento psicossexual.E observei que quando os professores me passam os casos, eles vem tão apavorados e apreensivos, com  "algo" que é natural do ser humano, como por exemplo, o aluno que está em sala de aula sem perceber se acaricia, toca seu corpo(masturba), mas não com este intuito, e muitos casos que envolvem alunos nos banheiros, espiando as "partes intimas", até casos mais graves de alunos pequenos tendo "relações sexuais" nos banheiros da escola, devido a desestrutura e vivências do contexto familiar. Então o quer fazer para ajudar os professores a lidar com essas realidades, que no início também me abalaram bastante??? E segundo Freud, estes alunos encontram-se na fase fálica e latência. 
Não aguentava mais, sempre uma professora do 3º ano, me trazendo um aluno pela mão, dizendo que enquanto copiava, se tocava.O que fazer???
A partir deste dia, tomei uma atitude, reuni um material, inclusive este que explica o Desenvolvimento Psicossexual, e fiz uma palestra para auxiliá-las em suas dúvidas e rever suas práticas pedagógicas frente a este e a outros problemas que surgem quando somos educadoras. E posso afirmar, que surtiu efeito, pois, desde então, o índice de reclamações e idas na orientação por este motivo diminuiu.





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