sexta-feira, 27 de novembro de 2015

EGO, ID E SUPEREGO

A atividade Segunda Tópica, nos foi proposta após a leitura de alguns textos que nos serviram de material de apoio para realizar a atividade proposta, que seria contar uma história , que poderia ser real do meu dia a dia, onde aparecessem ego, id e superego.




Primeiramente conceituamos id,ego e superego.



E no fórum foram relatadas inúmeras histórias, muito interessantes, que ao ler algumas, pude ir identificando com alguns momentos que passo em sala de aula com alguns alunos, como por exemplo uma aluna que a mãe tem um relacionamento com mulheres, sem perceber a aluna em algumas ocasiões em sala de aula se faz acariciar algumas colegas e quando percebe imediatamente se afasta assustada, situação um tanto delicada, mesmo com toda a liberdade sexual que hoje possuímos em nossa sociedade, até mesmo pelos próprios colegas que possuem um "superego julgador", frente nossas escolhas, opções, desejos sexuais.Já outro casos de alunos sem limites de comportamento, por possuírem muitos problemas de estruturas familiares, onde o maior reflexo de todos esses problemas vai apresentar-se em sala de aula, e muitos outros casos.
Então frente toda essa problemática apresentada, eu como educadora, muitas vezes em sala de aula deixei meu ID falar mais alto, por não saber lidar com essa problemática que os alunos trazem de casa e acabam expondo em sala de aula, através de suas atitudes, comportamentos, gestos....Onde muitas vezes bati de frente com os alunos, o que foi uma experiência horrível, que não me levou a nada, refleti minhas atitudes (EGO) e vi que a partir desse momento estava na hora de mudar minhas atitudes em relação a estes alunos, que eu precisava trazê-los para perto de mim e não afastá-los com gritos e xingamentos, porque, muitas vezes eles estão só querem um pouco de atenção, estão em muitos casos gritando por socorro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário